domingo, 19 de junho de 2011

A REINSERÇÃO SOCIAL DE USUÁRIOS DO CAPS AD: RELATO DE EXPERIÊNCIA

RelatoA seguir, texto elaborado pelo subgrupo de reinserção social do PET-Saúde Metal: Crack, Álcool e outras drogas para participação no Seminário PET-SAÚDE/VS realizado na UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz. Relato baseado em oficina desenvolvida no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPs ad) de Jequié-BA.

 

  • Introdução:

O uso abusivo de substâncias psicoativas é motivo de preocupação dos diversos segmentos sociais e trata-se de um tema que envolve preconceito, uma vez que, frequentemente, a sociedade o associa ao crime e à imoralidade, o que interfere no processo de reinserção social. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência de uma oficina sobre os desafios para a reinserção social dos usuários de drogas, realizada por integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho Saúde Mental – Crack, Álcool e outras Drogas.

 

  • Material e método:

A oficina foi desenvolvida no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPs ad) de Jequié-BA, em maio de 2011, com treze usuários do sexo masculino, na faixa etária de 25 a 52 anos. O trabalho consistiu em: dinâmica de apresentação; exposição de vídeo com o relato da trajetória de um usuário desde o início do envolvimento com as drogas até o processo de reinserção; confecção de cartazes por parte de cada usuário expressando a compreensão da mensagem do vídeo e a relação com vivências pessoais; exposição dialogada com ênfase nos depoimentos dos usuários a respeito do tema abordado.

 

  • Resultados:

A maioria dos usuários referiu sentir medo de maus tratos e abuso de poder por parte da polícia, de ter uma recaída, de não ser aceito no convívio familiar e social e de não recuperar a confiança das pessoas que o cercam. Relataram ainda que o “preconceito é a pior droga” encontrada na sociedade e que usar drogas significa “perder a democracia”, já que seus direitos como cidadãos são indiretamente limitados. Dizem que um dos maiores desafios a ser enfrentado por eles é a barreira existente na procura de emprego, em função do estigma que sofrem por serem usuários de drogas, mesmo estando em tratamento. Referiram sentir-se satisfeitos por serem bem acolhidos no CAPs ad e que apesar de estarem sujeitos à recaída mantém a esperança de superar o uso de drogas.

 

  • Conclusão:

Os usuários demonstraram o desejo de ser reabilitados e de construir uma nova vida, entretanto, acreditam que o preconceito constitui um obstáculo à reinserção social. Assim, é fundamental a realização de ações que visem a promover o exercício da cidadania e a inclusão social do usuário de drogas.

 

Palavras-chave: Reinserção social. Preconceito. Drogas.

 

Autores: Ângelo de Andrade Rocha1; Danielle Batista Silva Ferreira1; Enne Jamille Brandão1; Julia Ribeiro Veloso1; Luan Gomes Conceição1; Maitana Carvalho Cardozo1; Edite Lago da Silva Sena2; Maria de Fátima Cordeiro Alves3; Patrícia Anjos Lima de Carvalho4; Viviane Santos Souza4. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)-Jequié-BA-Brasil. PET Saúde Mental/Ministério da Saúde (MS). E-mail: petsaudementalsol@gmail.com

1Bolsistas; 2Tutora/Coordenadora; 3Preceptora; 4Professora e Mestranda (UESB), respectivamente (colaboradoras do PET-Saúde Mental).

Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Feed Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Dcreators