quinta-feira, 21 de abril de 2011

Profissão Repórter - Álcool e os Jovens


Mais um programa Profissão repórter, exibido em 19/04/2011. Nessa edição vem trazendo o assunto Jovens e o Álcool.

"O Profissão Repórter foi às ruas para investigar porque o jovem brasileiro está bebendo cada vez mais cedo e cada vez mais.Em São Paulo, universitários esvaziam garrafas e garrafa em vez de estudar. Em Porto Alegre, os jovens vão para a noite, mas não conseguem se divertir. Em Bragança Paulista, em uma festa de peão de boiadeiro, cerca de 20 atendimentos ocorrem em 40 minutos, e o descontrole faz lotar o posto médico. Pais e universidade falam sobre abuso de álcool entre jovens."

Confira o programa em 4 partes nos vídeos a seguir:









  • Entidades voltadas ao atendimento de alcoólicos e familiares


Grupo de pessoas que se reúne diariamente para dividir suas experiências alcoólicas com os colegas. Nos depoimentos, os membros e visitantes falam sobre o que a bebida fez em suas vidas e como deixaram o vício.

Os Alcoólicos Anônimos se encontram para partilhar e manter a sobriedade através da abstinência total de ingestão de bebidas alcoólicas. O A.A. não tem relação com qualquer organização religiosa.


O Al-anon oferece ajudas aos familiares e colegas de alcoólatras. A comunidade é formada por pessoas que dividem, em reuniões semanais, dificuldades em lidar com a doença do alcoólico.

Os alcoólatras não compõem o grupo, pois a comunidade presta assistência aos familiares, que posteriormente com os grupos de auto-ajuda, vão encontrar a melhor maneira de auxiliar a recuperação do dependente.

O Al-anon é uma comunidade espalhada por todo o mundo e está no Brasil há 65 anos.
No site da comunidade, há um mapa do Brasil onde é possível encontrar as unidades nas principais regiões do país.

É um programa de apoio e orientação voltado para os familiares e dependentes químicos.

As reuniões acontecem semanalmente. Nos encontros, são discutidas as dificuldades do próprio dependente e da família em lidar com o vício. Os membros trocam experiências e soluções.

O Amor Exigente existe há 26 anos. Há unidades implantadas em várias regiões do Brasil.


Os núcleos prestam atendimento à saúde mental, desenvolvem acompanhamento clínico e introduz os usuários na sociedade por meio de atividades ligadas ao trabalho, diversão, lazer, convivência familiar e comunitário, e  por meio do exercício dos direitos civis.

O atendimento é realizado diariamente, na tentativa de evitar as internações em hospitais psiquiátricos. Os Centros de Atenção Psicossocial estão introduzidos em todo o país.
Fonte: G1

Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Feed Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Dcreators